19 de out. de 2012

Devo investir em qualquer ação da bolsa?


Jornal Folha das Máquinas, Panambi, 11/10/2012 | Por Lucas Mendes
Investir em ações é uma excelente alternativa para diversificar a carteira de investimentos, mesmo num cenário global menos aquecido como tem sido nos últimos anos. Isso, no entanto, não significa que devemos sair investindo em qualquer ação.
Antes de tudo, é fundamental verificar seu perfil de investidor, se conservador, moderado ou agressivo. As corretoras oferecem este tipo de análise aos clientes e você pode fazer o teste pela internet. Em geral, pessoas com até 35 anos tendem a ter um perfil mais agressivo do que os investidores com mais de 50 ou 60 anos de idade. Isso porque o prazo para o uso do investimento é menor para as pessoas mais velhas, o que os incentiva a aplicarem a maior parte de seu patrimônio em renda fixa ou em títulos atrelados a inflação, enquanto destinam uma quantia menor para as ações.
Por outro lado, quanto menor a idade maior é a disposição do investidor ao risco e também maior é o horizonte de maturação do investimento, o que favorece aportes maiores em ações.
Contudo, isso não significa que o investidor deva escolher um percentual a ser aplicado em ações e comprar as conhecidas “blue chips”, como Petrobrás e Vale, como às vezes ocorre com os iniciantes. Dos diversos métodos de investir, temos tido bons resultados usando o método fundamentalista. Em suma, o método consiste em estudar e comparar empresas do mesmo setor e escolher as mais lucrativas, sólidas e com excelentes perspectivas de crescimento. Nos últimos tempos, por exemplo, nossos estudos não têm nos indicado como boas opções empresas como Petrobras ou Vale do Rio Doce.
O método que adotamos caracteriza-se por trazer bons ganhos no médio e longo prazo. A carteira de ações que gerimos, constituída no Clube de Investimentos Elevato, tem oferecido aos nossos clientes nos últimos três anos resultados muito superiores ao benchmark que é o índice Ibovespa, sendo: +32,26% em 2012 contra +3,00% do Ibovespa e +183,49% em 3 anos contra +68,12% do Ibovespa.
Cabe frisar que o Clube Elevato é oficial, operando dentro dos trâmites da lei, sendo fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com Agentes Autônomos de Investimento regulados e aprovados na ANCORD, além de contar com gestor credenciado e autorizado pela CVM a operar.
Diante do exposto, queremos que, antes de começar a investir, isto lhe sirva de estímulo ao estudo do mercado de ações. Participar de palestras, fazer cursos, ler livros sobre investimentos em ações é o melhor caminho para depois você atingir a sua liberdade financeira e realizar seus sonhos. Assim você aprenderá a investir em boas ações e ganhar um bom retorno principalmente se tiver paciência e deixar o seu investimento maturar, pois há coisas que demandam tempo, independentemente de talento ou dedicação para ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário